site-marcia-abreu-advocacia-internacional-direito-imigratorio(2)

Dia Mundial da Lingua Portuguesa

Segundo a UNESCO, hoje é o dia mundial da língua Portuguesa, estabelecido desde 2009 pela comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) , organização que reúne os povos que tem o idioma portugues como um dos fundamentos identitários.

É a língua mais falada no hemisfério sul .

Aproximadamente 260 milhões de pessoas falam o idioma portugues nos cinco continentes,

A previsão é de que em 2050 seja de 400 milhões e haja um aumento substancial de pessoas no mundo aprendendo o idioma.

É considerada a quarta língua mais falada no mundo como língua materna. É a língua oficial dos 9 países membros do CPLP – Comunidade de Países de lingua portuguesa. Os países que compõem a CPLP são Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.

Quer saber mais dados , clique aqui https://www.instituto-camoes.pt/images/pdf_noticias/Dados_sobre_a_l%C3%ADngua_portuguesa.pdf

O dia da lingua Portuguesa é comemorado em três datas respectivamente, apontando assim a importância do idioma no Brasil e no mundo.

No dia 5 de novembro comemora-se o Dia NACIONAL da Lingua Portuguesa, instituído pela lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006:

Art. 1º É instituído o Dia Nacional da Língua Portuguesa a ser celebrado anualmente no dia 5 de novembro, em todo o território nacional.”

A data foi escolhida como uma homenagem ao escritor brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849 e foi um notável orador e estudioso da língua portuguesa.

No dia 10 de junho, também comemora-se o dia da Lingua Portuguesa, tendo esta data sido instituída pelo orgão legislativo do Estado portugues em 1981 em homenagem a Luis de Camões, considerado um dos maiores escritores e poetas da literatura portuguesa.

Para comemorar o Dia Internacional da Lingua Portuguesa o Instituto Camões realizará 159 atividades em 50 países.

Veja como participar clicando aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.