Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

HOJE, Dia 30 de julho : Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.  Os números crescem significativamente no mundo. São através de promessas de melhorias de vida, oportunidades de trabalho com altas remunerações que homens, mulheres, jovens e crianças são levadas para lugares distantes e submetidas a trabalho escravo, exploração sexual, trabalho forçado e até mesmo remoção de órgãos. São quadrilhas que movimentam mais de 32 bilhões de dólares com a exploração de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, segundo dados do escritório das Nações Unidas ( UNODC).

Disque 100 ou ligue 180 E DENUNCIE !

A prevenção é sempre a melhor iniciativa. Portanto, ao verificar que existem indícios de tráfico humano, esteja atento as seguintes orientações:

1) Duvide sempre de propostas de emprego fácil e lucrativo.
2) Sugira que a pessoa, antes de aceitar a proposta de emprego, leia atentamente o contrato de trabalho, busque informações sobre a empresa contratante, procure auxílio da área jurídica especializada. A atenção é redobrada em caso de propostas que incluam deslocamentos, viagens nacionais e internacionais.
3) Evite tirar cópias dos documentos pessoais e deixá-las em mãos de parentes ou amigos.
4) Deixe endereço, telefone e/ou localização da cidade para onde está viajando.
5) Informe para a pessoa que está seguindo viagem endereços e contatos de consulados, ONGs e autoridades da região.
6) Oriente para que a pessoa que vai viajar nunca deixe de se comunicar com familiares e amigos.

As medidas para conter a propagação do coronavirus, segundo as Nações Unidas, estão expondo as vítimas de tráfico de pessoas a uma maior exploração e limitando seu acesso a serviços essenciais. os bloqueios e restrições de viagens, limitações de trabalho, cortes de recursos estão tendo um impacto negativo e muitas vezes perigoso na vida dessas pessoas já vulneráveis.

Saiba como ajudar a combater o tráfico de pessoas clicando aqui

Fique atento. Estamos juntas nesta campanha para ajudá-lo e orientá-lo com confiança.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *